museu de gemas Pa
a HOSPITALIDADE Em belém-pa
Artigo Científico apresentado à CASTELLI – Escola Superior de Hotelaria, como requisito parcial para a obtenção do título de Pós Graduada em Gestão Hoteleira.
Orientadora: Profª. Dra. Diney Adriana Nogueira de Oliveira
Canela
Novembro / 2009
Além dos pontos turísticos já mencionados, a “minha cidade” deixa por um momento esta proposta ecológica e diferenciada de atrair o turista para outra proposta inédita. Segundo Bonna e Mendonça (2009, p. 172):
Nós saímos “do cárcere ao ouro” com o Espaço São José Liberto, espaço este que já foi responsável por diversas atividades, tendo como a mais marcante o Presídio São José, mas que fora construído inicialmente para abrigar um convento.
Quando os frades capuchos do convento de Nossa Senhora da Piedade começaram a erguer o futuro convento de São José, ainda no séc. XVIII, não poderiam sequer imaginar as múltiplas histórias que vivenciariam as largas paredes feitas de pedra, areia e gordura de peixe.
Bonna e Mendonça (2009, p. ???) afirmam ainda:
Do convento inaugurado em 1749 pouco se usufruiu, pois a expulsão dos jesuítas do país transformou o prédio em quartel, depósito de pólvora, olaria, hospital. O destino mais cruel, no entanto, começou em 1843. Foram 157 anos como espaço de reclusão (cadeia pública e presídio), por onde passaram autores dos mais variados crimes, até presos políticos, como o escritor Dalcídio Jurandir e o epresário Yoshio Yamada. Este espaço que já foi palco de tanto sofrimento e desesperança, desativado devido a uma rebelião, hoje é atração turística onde o artesanato mineral é valorizado com o Museu das Gemas do Pará, o Pólo Joalheiro e a Casa do Artesão, mas, o lugar ainda conserva características do antigo presídio nas janelas e portas de ferro que estruturam o local, na Cela Cinzeiro, por exemplo, é possível viver um pouco da ATMOSFERA pesada do passado com