Conceito Excelente
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 13
REFERÊNCIAS 14
1 INTRODUÇÃO
A Fundação Casa da Cultura de Marabá (FCCM) é uma instituição de ensino, pesquisa e preservação histórico-ambiental sediada no município brasileiro de Marabá. Mantida pela prefeitura de Marabá, tem como principal atividade a pesquisa e resgate histórico regional, sendo a maior e mais bem estruturada instituição do tipo no sudeste do Pará. Além de ensino e pesquisa desempenha funções de museu histórico, antropológico e natural. É uma das instituições mais respeitadas do norte e nordeste do Brasil no âmbito da pesquisa, resgate e preservação ambiental e histórica. O diretor da fundação é Noé Von Atzingen.
A fundação possue serca de 62 funcionarios, tem como visão ser instituição de referência na preservação, difusão da memória, ciência, arte e no desenvolvimento de pesquisas de carácter, histórico e cultural na região e outras áreas do território nacional, tem como missão promover o reconhecimento, difusão e preservação do patrimônio artístico, cultural, ambiental e histórico do Sul e Sudeste do Pará e estados vizinhos, através da realização de ações que possibilitem a valorização da memória regional.
2 DESENVOLVIMENTO
HISTÓRICO
A FCCM surgiu em 1982 com o Grupo Ecológico de Marabá (GEMA). A organização da GEMA veio da preocupação com as grandes transformações que iriam ocorrer na região com a implantação do Projeto Grande Carajás (PGC). Os grandes projetos do PGC indicavam um cenário critico e de alerta para a preservação da Memória Regional. A instituição foi formalmente instituída pela Lei Municipal nº 9.271, em 28 de dezembro de 1987.
A Casa da Cultura, a partir de sua criação ampliou suas atividades para captação de materiais tanto da cultura material como imaterial, ampliando ainda mais o acervo e salvaguardando a memória não só de Marabá, mas, de toda a região.
As pesquisas sobre meio ambiente e