Estruturas Cristalinas
Materiais cerâmicos são materiais inorgânicos e não metálicos que consistem em uniões essencialmente iônicas e/ou covalentes, de elementos metálicos e não metálicos.
Suas propriedades, podem variar bastante devido as diferenças de ligações. Geralmente, possuem elevadas resistências mecânicas em compressão e são bons isolantes térmicos e elétricos, devido a ausência de elétrons de condução. Porém são rígidos e quebradiços, com baixa resistência mecânica de tração e ductilidade. O comportamento mecânico das estruturas, não é afetado pela movimentação das discordâncias.
2- Estrutura Cristalina do tipo AX
2.1- Definição
Os compostos cerâmicos mais simples possuem numero igual de átomos metálicos e não metálicos. Podendo ser de ligações iônicas, como o MgO, onde dois elétrons são transferidos, produzindo cátions (Mg 2+) e ânions (O2-). Os compostos AX, também podem ter ligações covalentes, com alto grau de distribuição de elétrons de valência, onde temos o ZnS como exemplo.
Segundo VAN VLACK “A característica principal de um composto AX é que os átomos A são coordenados apenas com átomos vizinhos e esses tem apenas átomos A como seus primeiros vizinhos. Assim sendo, os átomos ou ions A e X ficam ordenados precisamente. Existem três manriras principais de formar compostos AX respeitando a coordenaçãoo acima descrita. Os protótipos são:
CsCl com NC=8
NaCl com NC=6
ZnS com NC = 4.”
Sendo que CsCl possui arranjo atômico cubico simples, ja NaCl e ZnS possuem arranjos atômicos CFC.
2.2- Estrutura dos Sal-Gema (NaCl) Figura 1 Sal Gema (NaCl)
A estrutura cristalina de cloreto de sódio é formado por ligações iônicas fortes de ions de Na+ Cl-, em numero igual, para manter a neutralidade das cargas. A Figura 2a mostra a célula unitária de uma rede local, ja a Figura 2b, mostra um modelo de célula unitária de esfera rígida de NaCl. a- b-
Figura 2 a- Célula unitária do sitio do reticulo do NaCl indicando