Museu da Lingua Portuguesa
A visita ao museu da Língua Portuguesa foi uma oportunidade de aprender um pouco mais sobre a cultura Brasileira, porém o que realmente me chamou a atenção foi a Arvore da Língua. Criação do arquiteto brasileiro Rafic Farah, é uma escultura de três andares de altura, em que nas folhas surgem contornos de objetos e as raízes são formadas por palavras que deram origem ao português. A arvore pode ser visualizado por completo apenas quando se usa o elevador de acesso aos outros andares com paredes transparentes.
Em aula de antropologia foi estudado costumes do Brasil e a construção de suas histórias. A língua brasileira, como muitas outras línguas da Europa, resultou da expansão e da fragmentação da língua falada no Império Romano:o latim vulgar.A obra representa uma árvore genealógica do português falado atualmente ressaltando,assim as origens linguísticas.
Também no livro estudado “O Que é Cultura”, foi dito que uma produção coletiva,mas nas sociedades seu controle e benefícios não pertencem a todos da mesma forma.Entende-se,neste caso que a cultura diz respeito a uma esfera,a um domínio da vida social.Um grande exemplo é que algumas coisas mudam de nome no mesmo país,só que em estados diferentes.
Essa visita contribui para a formação em psicologia, porque ensinou a valorizar mais a história de cada indivíduo e de cada lugar, pois toda cultura tem sua raiz.
Referência Bibliográfica:
SANTOS,J.L O QUE É CULTURA, São Paulo:Brasiliense,2006. http://bolgviagens.com/2010/07/museu-da-lingua-portuguesa/ htt:://silpocay.blogspot.com.br/2010/04/lingua-viva.html htt://pt.wikipedia.org/wiki/Museu_da_L% C3%Adngua_Portuguesa
Acesso em:22 de set.2014.
Imagem 1
Imagem 2
Imagem 3