musculos da perna
O membro inferior tem função de sustentação do peso corporal, locomoção, tem a capacidade de mover-se de um lugar para outro e manter o equilíbrio. Os membros inferiores são conectados ao tronco pelo cíngulo do membro inferior (ossos do quadril e sacro).
A base do esqueleto do membro inferior é formado pelos dois ossos do quadril, que são unidos pela sínfise púbica e pelo sacro. O cíngulo do membro inferior e o sacro juntos formam a pelve óssea. Os ossos dos membros inferiores podem ser divididos em quatro segmentos: Cintura Pélvica - Ilíaco (Osso do Quadril) ; Coxa - Fêmur e Patela ; Perna - Tíbia e Fíbula; Pé - Ossos do Pé. A seguir será detalhada a anatomia topográfica da perna.
2 COMPARTIMENTO ANTERIOR DA PERNA
2.1 Organização da perna
Os ossos da perna (tíbia e fíbula) que unem o joelho e o tornozelo, e os três compartimentos fasciais, formados pelos septos intermusculares anterior e posterior, a membrana interóssea e os dois ossos da perna aos quais se fixam. Os músculos de cada compartimento têm função e inervação iguais.
O compartimento anterior da perna, ou compartimento dorsiflexor(extensor), está localizado anteriormente à membrana interóssea, entre a face lateral do corpo da tíbia e a face medial do corpo da fíbula, e anteriormente ao septo intermuscular que as une.
O compartimento anterior é limitado anteriormente pela fáscia muscular da perna e a pele. A fáscia muscular da perna sobre o compartimento anterior é densa superiormente, sendo responsável por parte da fixação proximal do musculo imediatamente profundo a ela. Com estruturas firmes nos três lados e uma fáscia densa no outro lado, o compartimento anterior relativamente pequeno é bastante confinado e, portanto, mais suscetível às síndromes de compartimento.
2.2 Músculos do Compartimento Anterior da Perna
Os quatro músculos no compartimento anterior da perna são o tibial anterior, extensor longo dos dedos, extensor longo do hálux e fibular terceiro. Esses