Muro de arrimo
HOSPITAL SARAH KUBITSCHEK
FICHA TÉCNICA
Arquitetos: João Filgueiras Lima (Lelé)
Ano: 1994
Tipo de projeto: Hospitalar
Status: Construído
Materialidade: Metal
Estrutura: Aço
Localização: Salvador, Brasil
Implantação no terreno: Isolado
Área construída: 16.000 m²
Leitos: 165
IMPLANTAÇÃO
O projeto foi implantado em Salvador, cidade que possui um clima tropical predominantemente quente, com chuvas no inverno e verão seco, chega a extremos de 16ºC no inverno e a 38ºC no verão. A brisa oriunda do Oceano Atlântico deixa agradável a temperatura da cidade mesmo nos dias mais quentes.
O relevo é marcado por vales profundos e também por uma pequena parte de planícies. A cidade está a 8 metros acima do nível do mar. Salvador é dividido em cidade baixa e alta (que corresponde a parte “nova” da cidade). Gráfico que explica a relação das temperaturas e precipitação da cidade ao longo do ano
OBRA
Exemplo de edificação sustentável, o hospital representa uma arquitetura de aproveitamento das condições das brisas, insolação e da topografia. É todo horizontal em função da história da cidade de Salvador (remete a arquitetura colonial do recôncavo).
É dividido em setores com duas circulações: uma é de serviço e outra destinada para pacientes. Possui amplos jardins, tanto externos quanto internos que se integram com as zonas do hospital.
Nesse projeto o arquiteto utilizou o sistema de ventilação através de galerias semienterradas construídas em concreto armado, que funcionam não só para captar os ventos dominantes e dispor as tubulações do hospital, mas também como fundação. Já no restante da edificação, o material escolhido foi o metal, que é mais leve e elegante.
O grande diferencial do hospital é a cobertura de sheds ondulados e coloridos, sobre uma colina na cidade de Salvador. Além de fazer uma integração visual da obra com o terreno, eles protegem a edificação da radiação solar direta, fornecendo luz natural. Os sheds