MURO DE ARRIMO
Muros de arrimo podem ser feitos de diversos materiais como blocos estruturais de concreto ou de cerâmica; pedra ou de Gabiões de pedra ( gaiolas de pedras), solo-cimento, pneus, entre muitos outros.
Mas a escolha do material e projeto deve ser definida e acompanhada por um profissional (engenheiro) em todas as fases da construção, do projeto a obra final.
Por se tratar de uma etapa estrutural, a má conclusão pode apresentar riscos.
A construção de um muro de arrimo ou muro de contenção deve ser orientado, por um profissional habilitado, que fará o correto dimensionamento, que vai depender de vários fatores, tais como: capacidade de suporte do solo de fundação, altura do muro, cargas atuantes, localização, etc.
Eles podem ser construídos de vários tipos de materiais.
Muro de arrimo por gravidade – para desníveis
Os por gravidade são aqueles que são utilizados em desníveis de pouca altura (entre 1,5 m a 5 m), são formados por pedras que podem ou não ser argamassadas, concreto, gabiões ou pneus usados, de acordo com suas características.
Muros de arrimo de flexão – para fazer força
Os muros de flexão são aqueles que resistem às forças utilizando o seu peso e o do solo contido para se manter em equilíbrio.
São estruturas mais esguias, construídas com concreto armado, podem ter diversas formas.
Muros de Contenção
As estruturas de arrimo são utilizadas quando se deseja manter uma diferença de nível na superfície do terreno e o espaço disponível não é suficiente para vencer o desnívelatravés de taludes.
Essas estruturas podem ser executadas em caráter temporário para permitir a construção de uma estrutura enterrada, como é o caso do escoramento de valas, ou em caráter permanente,como os muros de arrimo.
Muros de contenção ou de arrimo são estruturas que suportam empuxos ativos e permitem uma mudança de nível. Por exemplo, uma parede pode ser usada para reforçar um talude oupara suportar um corte.
Esses muros