Determinação da dureza da água por titulação complexométrica utilizando EDTA como complexante
Campus São Carlos
DETERMINAÇÃO DA DUREZA DA ÁGUA POR TITULAÇÃO COMPLEXOMÉTRICA UTILIZANDO EDTA COMO COMPLEXANTE
Relatório entregue a disciplina de Química Analítica Experimental, para obtenção de nota, turma G, sob a orientação da Profª Drª Lucia Helena Seron.
São Carlos – SP
03/09/2014
1.0 OBJETIVOS
O experimento teve como objetivo determinar a dureza da água do Departamento de Quimica da UFSCar utilizando uma titulação complexiométrica na qual o complexante é o ácido etilenodiamino tetra-acético (EDTA) e também se aprender como fazer esse tipo de titulação.
2.0 INTRODUÇÃO A dureza da água é uma propriedade que está relacionada às concentrações dos íons metálicos em solução com a água. Os principais íons que causam essa dureza são os de cálcio (Ca2+) e os de magnésio (Mg+2). Inicialmente ela era definida como sendo a capacidade da água precipitar sabões.
A água dura causa sérios problemas à indústria, pois em temperaturas maiores os carbonatos precipitam e entopem tubulações e válvulas e se não estiver em constante manutenção (aumento de custos) pode ocasionar até uma explosão. Além dos problemas que a água dura causa a indústria também existem os problemas a saúde humana, pois há corelação do uso desse tipo de água com o aparecimento de cálculos renais.
Dessa forma a análise do grau de dureza da água é essencial aos processos industriais assim como no tratamento de águas para o consumo humano. Essa análise pode ser feita a partir de uma titulação complexométrica com o ácido etilenodiamino tetra-acético (EDTA).
Figura 1: Estrutura molecular do EDTA
O EDTA pertence a uma classe de substancias que sob condições adequadas de ph complexa a maioria dos íons metálicos, inclusive os alcalino-terrosos, formando compostos solúveis. Os compostos formados são chamados de quelatos, pois são capazes de ocupar várias posições de coordenação.
Figura 2: Estrutura de um quelato de EDTA
Como