Municipios verdes
Para os que consideram o programa ambicioso demais, a boa notícia veio da grande adesão dos municípios à ideia. Até a última sexta-feira (25), 75 dos 143 municípios paraenses já haviam aderido ao Programa, que estabelece uma série de benefícios para as cidades que cumprirem as metas pré estabelecidas.
O município de Paragominas apresenta-se como exemplo de que a iniciativa é factível e, por isso, foi escolhido como sede do lançamento do “Municípios Verdes”. A cidade, que já foi uma das mais violentas e degradadas do Pará, conseguiu, a partir de um pacto municipal, avançar ao ponto de, em 23 de março de 2010, ter se tornado o primeiro município da Amazônia a sair da lista vermelha do governo federal, das cidades com maior índice de desmatamento da região.
“Paragominas já demonstrou que este pacto é possível e é esse exemplo que queremos multiplicar em todo o Estado. É preciso que as pessoas sejam capazes de reconhecer suas diferenças e, ao mesmo tempo, reconhecer que é preciso superar as divergências para atender ao interesse maior que é assegurar um futuro melhor para as novas gerações”, afirma o governador Simão Jatene.
Ações
Para tornar -se “verde”, um município precisa apresentar índices progressivos de redução no desmatamento, estimular os produtores rurais a fazer, em suas propridades, o Cadastro Ambiental Rural (CAR) , obterem o Licencimento Ambiental Rural (LAR), se for o caso, o Plano de Recuperação de Área