Mundoo novo
Tatiana pereira de lima
O presente relatório tem por objetivo descrever a situação comportamental, cognitiva, afetiva e psicomotora. Tatiana iniciou ano letivo com 8 anos de idade.
Tatiana é uma criança especial, portadora da síndrome de West, um tipo de epilepsia rara que causa uma descarga elétrica no cérebro. Comprometendo assim o seu domínio congnitivo,a sua coordenação motora fina,apresentando características de hiperatividade, porque tem poucos minutos de quietude e concentração. No dia-a-dia em sala de aula, porta-se bastante agitada desenvolvendo movimentos motores, como balança os braços os braços, corre, pula e incentiva os colegas a se desconcentrarem em sala de aula. De acordo com as normas estabelecidas pela escola, à referida aluna e pontual, porem não e assídua, pois devido ao seu problema de saúde,não freqüenta todos os dias as aulas e, ficou estabelecido um acordo entre os seus pais e a coordenação da escola que a sua permanência escolar seja apenas de 3 horas, isto e, das 7:00 h as 10:00 h,diferente dos demais alunos, que cumprem o horário de 4:00 h e 20 m.
Quanto ao seu comportamento atitudinal de sala e na escola, ela interage as, meiga, carinhosa, outras vezes é centralizadora, autoritária com o que querendo ser a dona da situação. Expressa agressividade quando é contraída, proibida de cometer atos de teimosia. Quando consegue desobedecer esboça um sorriso triunfante. As agressões que tenta cometer, são: beliscões, mordidas, puxavantes de cabelos, chuta as pessoas a sua volta, joga os objetos ao chão como a quem estiver por perto e cuspidas.
No que diz respeito ao seu domínio cognitivo, o seu nível de aprendizagem é o pré-silábico, mas precisamente o grafismo primitivo, que é caracterizado pelo domínio de rabiscos e pseudoletras, pois quando utiliza-se dessas grafias convencionais estabelece comparação as pessoas, objetos, frutas em forma de bolinhas. Não conhece os numerais e não identifica as cores.