textos
O cartão-postal é formado por um curto texto se comparado ao texto da carta. Os assuntos nele tratados são importantes apenas para os correspondentes, pois são trivialidades, por exemplo, uma explicação acerca da imagem que ilustra o cartão-postal, informações sobre o remetente ou uma correspondência.
É composto pelos seguintes elementos: local, data, vocativo, mensagem (em linguagem formal ou não) e assinatura do emissor. Geralmente o vocativo e a assinatura utilizados no cartão-postal são mais íntimos do que os utilizados na carta e esse fato explica a proximidade entre os correspondentes.
Rio de Janeiro, 20/05/2005.
Renatinha,
A Cidade Maravilhosa é linda. Estou encantada! Andei de bondinho e achei incrível. Estou adorando minha nova cidade e espero você aqui para uma visita. Viu?
Beijos!
Sua amiga
Vivi.
Pão de Açúcar - Exemplo de cartão postal
Convite
O convite é o gênero textual que busca chamar alguém para algum evento, por exemplo: festa de confraternização da empresa, aniversários, casamentos, chá de bebê etc. Nele precisa conter qual é o evento, a data, hora e o local em que será realizado.
Menino com bolo - Exemplo de convite
CONTO COM VOCÊ!
Farei 7 aninhos e desejo que você venha à minha festinha de aniversário.
LOCAL: Rua das Palmeiras, nº 9 – Santo Amaro.
DATA: 27/05/2005.
HORA: 16:00
Não esqueça!
Henrique
Texto instrucional (injuntivo)
Esse tipo textual é muito comum no cotidiano e tem a função de informar instruindo o leitor na execução de determinada tarefa. São textos injuntivos: manuais em geral, bulas de remédio, receitas etc. Assim, todo o texto que dá instruções ao leitor é instrucional. Por essa função, esse texto não traz argumentos, narração ou debates, pois apenas orienta.
Receita de bolo simples
Ingredientes
2 xícaras de açúcar
3 xícaras de farinha de trigo
4 colheres de margarina bem cheias
3 ovos
1 1/2 xícara de leite aproximadamente
1