Mundo de Sofia
O autor mostra que, no início, era necessário a utilização do pensamento mitológico para que as pessoas pudessem compreender os processos naturais a sua volta e, ainda hoje, podemos observar características desse pensamento, como, por exemplo, algumas superstições.
''Conhece - te a ti mesmo.'', o conhecimento vem de dentro e atravez da razão o ser humano pode buscar em si e por si a verdade racional, socrates propunham um questionamento do senso comum, foi acusado de corromper a juventude e preso ate sua morte por envenenamento. Platão foi o responsável pelo registro do pensamento socrático, realizado através de seus diálogos, preservando a retórica na escrita. Com o ''Mito da caverna'' Platão faz uma clara referência ao mundo inteligível e mostra o conhecimento como um ato de libertação e de iluminação da alma rumo à verdade. Da academia de Platão surgiu o terceiro e último grande filósofo da Antigüidade: Aristóteles. Grande cientista, pesquisador de várias áreas do saber, não só o da filosofia, foi um dos fundadores da pesquisa empírica. Ao contrário de Platão, Aristóloles se direcionava à realidade sensorial .
No Renascimento foi a realização de uma retomada do humanismo grego, sendo, entretanto, uma de suas principais características o individualismo. Isso ocorreu devido a mudança da concepção da natureza da vida humana e a própria visão deste do mundo e de si mesmo: começou-se a medir o mundo através dos conhecimentos e da experiência real do ser.
A partir desta nova visão de mundo surgiram grandes nomes como William Shakespear ''Ser ou não ser, eis a questão''. Nicolaus Copérnico com sua teoria de que a Terra gira em torno do Sol. Leonardo da Vinci. Michelangelo.Gutenberg que com sua nova tecnica de escrever livros, foi excencial para difundir as idéias renascentistas e se dar fim ao