intervenções no âmbito do Serviço Social
Discentes: Adriana neves Cristiane Soares Ione Rodrigues Joeline A. de Oliveira Josiane G. dos anjos Ornélia Cristina Soniele Amaral
Família e Trabalho Social: intervenções no âmbito do Serviço Social
(Dalva Azevedo Guerreiros)
Varzea Grande, Junho/2013
Introdução
O estado ajudou e ajuda a diminuir os laços de dependência da família em relação à solidariedade da parentela e da vizinhança, da mulher em relação ao homem, da criança em relação aos pais. As transformações desses antigos laços de dependência tem um reverso: uma menor autonomia da família e de seus membros vis-a-vis os representantes do estado, juízes, psicólogos, professores, sociólogos etc. vale salientar que, a partir da constituição de 1988, a legislação regulamentou ou imprimiu aspectos que mostram estas duas faces: uma protetiva r outra que denota ingerência na vida dos indivíduos.
Família e trabalho social: intervenções no âmbito do Serviço Social
As transformações das famílias desde o século XIX, se configuraram em diversos tipos, e nos modos de interação e se redefiniram, ou seja, com o passar dos anos as família foram sofrendo alterações, nos modos de viver, e também foram surgindo vários tipos de famílias.
Para os assistentes sociais, é de grande importância, o trabalho nesse campo, com projetos sociais direcionados as famílias pobres, promovendo o acesso as politicas de proteção social ao mesmo tempo evitar que o estado tenha a tutela em relação as famílias.
A partir da constituição brasileira de 1988, reconhece que a família é a base da sociedade e deve ter especial proteção do estado. A LOAS qualifica a proteção a família como um dos objetivos da politica do A.S . No passado as