mundo bipolar
Após duas guerras mundiais ocorridas a Europa estava debilitada e o mundo sofreu uma nova manifestação de poder. Dentre esses conflitos divididos entre duas novas potências: URSS* - União das Repúblicas Socialistas Soviéticas - e EUA* - Estados Unidos da América - dando início ao mundo bipolar.
URSS* - Liderada pela Rússia, representava o sistema sócioeconômico socialista.
EUA* - Estados Unidos da América, representava o sistema econômico capitalista.
Esse momento é conhecido pelo nome de Guerra Fria porque os dois líderes dos blocos antagônicos não se enfrentaram diretamente. Uma das características do período Pós-Guerra são os conflitos indiretos nas áreas de influência, zonas onde os blocos tinham interesses militares, econômicos eram o palco de embates entre as potências.
A regionalização da ordem bipolar (1945-1989)
Só faz sentido no período chamado de Guerra Fria
Bipolar quer dizer dois lados, ou seja, o mundo estava dividido em dois lados.
Bloco capitalista- encabeçado pelos Estados Unidos se dividia em primeiro mundo (capitalistas desenvolvidos) e terceiro mundo( capitalistas subdesenvolvidos)
Bloco socialista- Encabeçado pela União Soviética era chamado de segundo mundo
A Ordem Mundial Bipolar apenas dois países tem controle de áreas como economia, poder bélico, podendo ser considerados assim, até mesmo como Impérios, podendo ser um Ocidental e outro Oriental. Durante a Guerra Fria, o mundo se dividiu em duas ''partes'', o que o tornou bipolarizado. Este termo se refere na divisão do mundo em dois blocos, que eram econômicos. Um era Capitalista, defendido pela superpotência americana, e o socialista, pela União das Republicas Socialistas Soviéticas(URSS). A Ordem Mundial durante esta Guerra foram estas duas ideias defendidas, levando ao fato de que a Guerra Fria foi um conflito tecnológico, politico, militar e ideológico. O fim da briga ideológica foi quando o Muro de Berlim em 1989 foi derrubado,