Hinduismo
CULTO
A imensa maioria dos hindus praticam rituais religiosos diariamente, porém a observância destes rituais varia enormemente de acordo com as regiões, cidades ou aldeias e indivíduos. A maior parte dos hindus segue estes rituais religiosos em seus lares, costumam ter um canto especial onde colocam estampas e esculturas representando um ou mais deuses. Na frente das estampas e imagens costuma haver um pequeno altar para a família celebrar o serviço divino.
Os hindus mais devotos também executam tarefas diárias, como venerar durante a alvorada, depois de se banhar (normalmente num santuário familiar, num ritual que também envolve o acendimento de uma lâmpada e a colocação de oferendas de alimentos diante de imagens das divindades), recitar os escritos religiosos, cantar hinos devocionais, meditar, cantar mantras, entre outros.
A maneira como se faz o culto pode variar muito, mas com frequência compreende o sacrifício, a oração, a recitação de textos sagrados e a meditação. Os atos religiosos pressupõem, antes de ser iniciados, que as impurezas devam ser anuladas ou neutralizadas antes ou durante o decorrer do ritual. A purificação, feita geralmente com água, é, portanto um aspecto típico da maior parte dos atos religiosos do hinduísmo. Após isso, prepara-se o sacrifício sempre de acordo com as regras tradicionais, também colocando arroz, frutas ou flores no altar. Feito isso, o adorador se inclina até o chão, com as mãos unidas, diante das imagens divinas. É comum recitar os textos sagrados e pronunciar o nome do deus, porém a grande maioria opta pela oração espontânea e pessoal.
Já o ritual no templo é oficializado por um monge, o diretor espiritual. No caso do templo que visitamos, o monge em questão chamava-se Shuame, que veio da Índia para o Brasil. O ritual é chamado de “Arati”, realizado todo o dia na parte da tarde possui várias oferendas simbólicas, como por exemplo: fogo, água, flores, um pano e por fim um leque,