Dicas de redação
Material para a disciplina de REDACÃO
Dissertação:
Discutir problemas da atualidade,informar,defender ponto de vista e mostrar críticas a respeito das questões do Brasil e do mundo,tudo isso faz parte da realidade dos textos dissertativos.
Alguns pontos essenciais desse tipo de texto são:
OBJETIVIDADE
PREFERÊNCIA PELA LINGUAGEM DENOTATIVA
IMPESSOALIDADE
APRESENTAÇÃO DE UMA TESE
USO DE ARGUMENTOS: CAPACIDADE DE PROVAR O QUE FOI DITO
USO DO SENSO CRÍTICO
O que evitar em uma dissertação:
Fuja de chavões,provérbios,ditos populares ou frases feitas.
Evite jogar perguntas em seu texto,sobretudo em sua conclusão
Evite repetir muitas vezes as mesmas palavras no texto.Substitua por sinônimos e expressões que representem o assunto enfocado.
Exemplos em redação só servem se repercutiram,se foram amplamente divulgados nos meios de comunicação,não narre também esses exemplos,faça somente uma breve menção ao ocorrido.
Fuja de emoções,seu texto é regido pela razão.
Não trabalhe com linguagem figurada,use a linguagem real.dicionarizada.
Dissertação objetiva e dissertação subjetiva
Torna-se muito freqüente a dúvida entre o que é uma dissertação objetiva e o que é uma dissertação subjetiva.A diferença entre estes dois tipos de textos está no tema.A dissertação objetiva é aquelas em que se analisam temas objetivos,aqueles que tratam de questões externas ao ser humano.Ou seja,abordam questões que envolvem problemas sociais,políticos,econômicos,históricos.São exemplos de temas objetivos:a fome,o preconceito,a violência,a educação,o aborto,o papel da mulher na sociedade.Quando o tema requer uma análise desse tipo,diz-se que a dissertação é objetiva,que exige uma linguagem mais sociológica,mais acadêmica,mais científica,ou seja,uma linguagem da própria tese.
Já a dissertação subjetiva-que também não deixa de ser um texto de tese(argumentativo)-é aquele que se analisam temas mais relacionados ao indivíduo,à alma humana.Na maioria dos casos,são temas