Multímetro
Compreender os princípios de funcionamento do voltímetro, amperímetro e ohmímetro, sua construção e utilização.
II. INTRODUÇÃO TEÓRICA
II.1 GALVANÔMETRO
O galvanômetro é usado para detectar corrente elétrica contínua de baixos valores e pequenas diferenças de potencial. O modelo mais conhecido é o de D´Arsonval, consiste de uma bobina móvel imersa em um campo uniforme de um imã permanente, montado em um sistema de suspensão que permite girar em torno de um eixo que passa através de seu diâmetro, quando percorrido por uma corrente elétrica, a qual produz um campo magnético que interage com o campo permanente do imã, provocando uma deflexão angular do ponteiro proporcional ao valor dessa corrente. Essa deflexão é limitada pela ação restauradora de uma mola. Este limite ocorre quando o torque provocado pela força de interação magnética se iguala ao torque restaurador da mola. Equilíbrio entre força elétrica e força mecânica é:
(1)
onde,
nº de espiras corrente na bobina área da bobina campo magnético ângulo entre o plano da bobina e o campo magnético (90º) constante elástica da mola ângulo de deflexão do ponteiro
O valor desta deflexão indicada em uma escala graduada através de um ponteiro preso à bobina móvel, indicando a intensidade da corrente que passa pela bobina. Todo o galvanômetro possui uma resistência interna que depende do material e dimensões do fio de que é construída a bobina. A máxima corrente , corrente esta que produz uma diferença de potencial sobre a resistência interna , que pode ser medida é limitada pelos parâmetros construtivos do galvanômetro. A esse valor dá-se o nome de fundo de escala, para aumentar o amplitude dessas grandezas deve-se associar resistores adequadamente, com a finalidade de permitir medidas de valores maiores de corrente e tensão.
II.2 VOLTÍMETRO Trata-se