Multímetro
O multímetro ou multitester é o parelho usado para medir corrente elétrica(DCmA) ou (DCA), tensão contínua (DCV), tensão alternada (ACV) e da chave seletora localizada abaixo do painel. Existem dois tipos de multímetro: o analógico e o digital. Cada um tem sua vantagem: o analógico é melhor para testar a maioria dos componentes enquanto o digital é melhor para medir tensões e testar resistores.
Multímetro Analógico (ET 2022a)
Possui um ponteiro no painel para indicar o valor da unidade a ser medida. É menos preciso que o digital na medida de tensões ou resistências, porém é o mais eficiente no teste de componentes eletrônicos. O ideal é que o multímetro analógico tenha a escala de X1 e X10K. Tensão Contínua(DCV)
Esta função pode ser usada para medir a tensão de pilhas, baterias ou em qualquer ponto de um circuito eletrônico como por exemplo nos terminais de um transístor ou CI.
1. Escolher a escala mais próxima acima da tensão a ser medida (DCV 2,5 – 10 – 50 – 250 – 1000). Por exemplo, para medir a tensão de uma pilha (1,5 V) usamos a escala de DCV 2,5;
2. Colocar a ponta preta no terra do circuito ou no ponto de menor tensão(pólo negativo das pilhas e baterias);
3. Colocar a ponta vermelha no ponto de maior tensão no circuito;
4. A leitura no painel é feita da esquerda para a direita, usando como base no fundo de escala igual ou parecido com a escala que estiver a chave seletora.
Tensão Alternada(ACV)
O procedimento para a medida de tensão alternada é muito parecido com a medida de tensão contínua. As escalas são parecidas, a leitura do painel é feita a mesma forma que a função DCV. A diferença é que a tensão alternada não tem polaridade, portanto a posição das pontas do multímetro não alternam em nada a medida. Este teste efeito na rede elétrica ou nos transformadores dos circuitos eletrônicos.
Em multímetros analógicos o valor da escala já indica o máximo valor a ser medido por ela, independente da