Multiprocessadores
Trabalho Sistemas Operacionais
Nome: Bruno Matias
RA: 1020463
Turma: ADS Noite
Fatec Zona Leste
Multiprocessadores – Capítulo 8
Sistemas com múltiplos processadores são arquiteturas que possuem duas ou mais UCPs interligadas e que funcionam em conjunto na execução de tarefas independentes ou no processamento simultâneo de uma mesma tarefa. Inicialmente, os computadores eram vistos como maquinas seqüenciais , em que o processador executava as instruções de um programa uma de cada vez.
A evolução desses sistemas se deve, em grande parte , ao elevado custo de desenvolvimento de processadores mais rápidos. Em função disso, passou-se a dar ênfase a computadores com múltiplos processadores, em vez de arquiteturas com um único processador de alto desempenho. Outra motivação são aplicações que necessitam de grande poder computacional, como sistemas de previsão do tempo, dinâmica dos fluidos, genoma humano modelagem e simulações. Com múltiplos processadores, é possível reduzir drasticamente o tempo de processamento destas aplicações.
Vantagens e desvantagens
Desempenho
O desempenho pode ser formalmente medido utilizando os padrões especificados pelo consorcio Transaction Processing Perfomance council (TPC), criado em 1988 e formado por inúmeras empresas. O TPC oferece três benchmarks (TPC-A, TPC-B, TPC-C) que podem ser aplicados para determinar o desempenho comparativo de diversos sistemas, além da relação custo/desempenho.
O ganho de desempenho com múltiplos processadores pode ser obtido em dois níveis. N primeiro nível, múltiplos processadores permitem a execução simultânea de diversas tarefas independentes , aumentando o throughput do sistema.
No segundo nível, múltiplos processadores permitem a execução de uma mesma tarefa por vários