multiprocessadores
Nome: Alyne Kaffer resumo :Os multiprocessadores e clusters definem em alto desempenho como alta vazão para tarefas independente. compartilhamento de dados: os processadores com espaço de endereçamento algumas vezes chamados de processadores de memória compartilhadas oferecem ao programador um único espaço de endereçamento de memória que todos os processadores compartilhados. os processadores se comunicam por meio de variáveis compartilhadas na memória com todos os processadores sendo capazes de acessar qualquer local de memória por meio de loads e stores.
• Aplicações paralelas
– Para que a computação paralela tenha bom desempenho, geralmente é necessário que sejam escritas aplicações paralelas que resolvem problemas que demandam de maior potência computacional – Objetivo: obter Speed-up linear: desempenho aumenta
(tempo de execução diminui) linearmente na medida que aumenta a quantidade de processadores – Limitação: Lei de Amdhal – certas partes de um programa não podem ser paralelizáveis
• Ta = Tea/Q + Ten
• Ta: tempo de execução após a melhoria
• Tea: tempo de execução antes da melhoria
• Q: quantidade da melhoria (no caso número de processadores)
• Ten: tempo de execução não afetado pela melhoria
– Algumas vezes o speed-up pode ser superlinear: aplicações específicas que se beneficiam do paralelismo. os multiprocessadores conectados por um barramento:
O alto desempenho e o baixo custo do microprocessador inspiraram um novo interesse nos multiprocessadores na década de 1980. Microprocessadores podem ser convenientemente colocados em um barramento comum:
– Como cada microprocessador é muito menor do que um processador multichip, mais processadores podem ser colocados em um barramento.
– As caches podem reduzir o tráfego de barramento.
– Foram inventados mecanismos para manter as caches ea memória consistentes para multiprocessadores, assimcomo as