Multiplexação digital - telecomunicações
CONCEITOS BÁSICOS DE MULTIPLEXAÇÃO
MODOS DE OPERAÇÃO DE UM MEIO DE TRANSMISSÃO
Um meio qualquer de transmissão pode ser operado de 3 modos: simplex,semiduplex e duplex. No modo simplex interessa apenas transmitir uma informação de A para B (transmissão unidirecional).No modo semi duplex interessa não só transmitir informação de A para B,como de B para A, porém num sentido de cada vez (transmissão bidirecional alternada).
CANAL E CIRCUITO
Canal é o conjunto de recursos técnicos que permitem a transmissão de um ponto A para um ponto B. como verificamos, este conceito é o de uma ligação unidirecional.Na prática, entretanto, na maioria das utilizações, como por exemplo, numa ligação telefônica, o que mais interessa é permitir que A converse com B, isto é, deve haver recursos tanto para transmitir informações de A para B, quanto de B para A.Em outras palavras, deve ser provido tanto um canal de ida (para transmitir de A para B), quanto um canal de retorno (para transmitir de B para A). O conjunto canal de ida e canal de retorno é denominado de circuito.A Fig. 02 exemplifica ambos os conceitos: o conceito composto pela cápsula transmissora de A, o par de fios e a cápsula receptora de B, compõem o canal de ida.A cápsula transmissora de B, o par de fios e a cápsula receptora de A, compõem o canal de volta. Os dois canais em conjunto formam o circuito telefônico AB.
Como verificamos um canal só pode ser operado de modo simplex, enquanto que um circuito admite tanto a operação semiduplex, como a duplex.
CIRCUITO A 2 FIOS E A 4 FIOS
As linhas telefônicas urbanas formadas por pares de fios metálicos permitem transmissão nos dois sentidos porque não possuem componentes unidirecionais em sua composição. O mesmo par de fios pode funcionar como canal de ida e canal de retorno e o circuito, por empregar apenas o par de fios, é chamado de circuito a 2fios. As vias interurbanas, devido à sua grande extensão, exigem a introdução de