Modulação e multiplexação
Telecomunicações (Noite)
Turma: 23312
Profº. : Paulo Botelho
MODULAÇÃO, MULTIPLEXAÇÃO E PLANOS FUNDAMENTAIS (ANATEL).
Grupo:
Raphael dos Santos Nilvânia Antônio Sergio
Maciel
Thiago
Marcos
CAPÍTULO I – MODULAÇÃO
I.1- Modulação
A modulação é um processo pelo qual são modificadas uma ou mais características da onda portadora (freqüência, fase ou amplitude), de acordo com a mensagem (sinal modulante) que se deseja enviar. Quando a onda portadora é alterada pelo sinal modulante, temos o sinal modulado. Existem dois tipos de modulação: analógica e digital. O processo que nos permite reverter o processo da modulação chama-se demodulação.
I.1.1 – Sinal Modulante
O sinal modulante é o próprio sinal (informação) que se deseja transmitir , mas que devido as suas características, deve ser superposto a uma onda portadora de freqüência mais alta para que possa se propagar no meio de transmissão.
I.1.2 – Onda Portadora
Para facilitar a transmissão do sinal através dos meios físicos e adequar as freqüências aos sistemas de comunicação, se utiliza à onda portadora. Onda portadora é um sinal caracterizado por três variáveis: amplitude, fase e freqüência.
I.1.3 – Sinal Modulado
É o sinal composto pelo sinal modulante mais a onda portadora.
I.2 – Modulação Analógica
Também classificada como modulação de onda contínua, na qual a portadora é uma onda cosenoidal, e o sinal modulante é um sinal analógico ou contínuo. As técnicas de modulação para sinais analógicos mais utilizadas são: a Modulação em Amplitude - AM, Modulação em Freqüência - FM e Modulação em Fase - PM.
I.2.1 – Modulação em Amplitude
A amplitude da portadora de um transmissor é variada de acordo como o sinal em função do sinal de interesse, que é o sinal modulante. A freqüência e a fase da portadora são mantidas constantes. Um sinal AM (amplitude modulation –