Multiplexadores digital
IFAM
Trabalho de Eletrônica Digital
Prof. Mestre Leandro Lima Harraquian
Série: 2° ANO
Turma: EIEL 21-A
Data da entrega: 25/ 06/2012
Data que entregou: 25/ 06/2012
Manaus - AM
Referencial Teórico
Multiplexadores
Os multiplexadores pertencem à classe dos circuitos lógicos combinacionais. Um circuito lógico combinacional é aquele em que as variáveis de saída são funções determinadas pelas variáveis de entrada no instante de tempo observado, ou seja, é um circuito nas quais as saídas dependem exclusivamente das entradas. Segundo o site Ebah (www.ebah.com.br) para se transmitir uma informação de qualquer fonte para qualquer receptor seria necessário construir um barramento ou uma linha de transmissão, em separado, partindo de cada fonte (transmissor) e indo até cada receptor (no caso de barramento, com o número desejado de linhas igual ao número de bits da palavra). Na prática isso se tornaria muito complexo e ao final a relação custo-benefício não compensaria, pois você teria que ter vários barramentos, ou várias linhas de transmissão. Então se usa multiplexação, o que nos permite a utilização de uma única linha de transmissão para várias fontes de informação.
O circuito do multiplexador é usado sempre em conjunto, para a transmissão de dados na forma de sinais elétricos. Eles enviam dados de várias entradas a uma única saída.
Imaginemos várias linhas de entrada e uma única linha de saída, e entre eles uma chave que varia a entrada ocasionando várias respostas. Cada entrada tem seu nível lógico ou sinal próprio. A chave é controlável, sendo assim o controle determina qual será a linha de entrada escolhida. Se pode implementar um multiplexador com portas