Engenharia
EXPERIMENTO: MULTIPLEXADORES (SELETOR DE DADOS)
RESUMO:
Um multiplexador digital ou seletor de dados é um circuito lógico que recebe diversos dados digitais de entrada e por meio de um seletor, seleciona um para transferi-lo para saída. O envio de dados para saída é controlado por meio de entradas de seleção (freqüentemente denominadas endereços) . Neste laboratório serão verificados o funcionamento de um MUX como seletor de dados e a possibilidade de implementação de uma função lógica utilizando um Multiplexador.
CONCEITOS:
A figura a seguir mostra o diagrama funcional de um Multiplexador.
Observe que o multiplexador funciona como uma chave de múltiplas posições controlada digitalmente, em que o código aplicado nas entradas de seleção, define a entrada que será aplicada na saída do circuito.
Multiplexador básico de duas entradas:
O circuito a seguir representa um multiplexador de duas entradas com entrada de dados I0 e I1 e entrada de seleção.
Z = I0S’ + I1S
Com S=0 temos:
Z= I0.1 + I1.0, portanto, Z=I0
Com S=1 temos:
Z= I0.0 + I1.1, portanto, Z = I1
Multiplexador como Gerador de Funções
Supondo um Multiplexador de 3 variáveis de controle A, B e C. Para as três variáveis existem 8 funções possíveis começando por A’B’C’=000 depois A’B’C=001 ... até
ABC=111. Estas funções podem ser representadas por meio de um multiplexador de 8 entradas e ou por um multiplexador de 4 entradas mais uma variável auxiliar. Observe a figura a seguir:
METODOLOGIA
Para verificar o funcionamento de um multiplexador como seletor de dados será implementado um circuito multiplexador de dois canais para selecionar duas fontes distintas de dados (pulsos com freqüência manual e pulsos com freqüência automática). A verificação da possibilidade de implementação de função lógica com um MUX será feito por meio de um CI multiplexador 74153.
MATERIAL UTILIZADO
1 – Kit KDE
1 – CI 7404
1 – CI 7408
1 – CI 7432
1 – CI