acidos nucleicos
São estruturas de pequeno peso molecular que constituem os aácidos nucleicos e também podem intervir no metabolismo como transportadores de energia, de grupo fosfatos de estruturas osídicas ou lipídicas. A estrutura nucleotídica mias simples resulta de uma base purínica ou pirimidírica, de uma molécula de ribose ou de desoxirribose e de um fosfato.
Base – Ribose – P
A desoxiribose substitui a ribose nos desoxirribonucleotídeos. As principais bases purínicas são a adenina e guanina; as principais bases pirimidínicas são a citosina, timina e uracil.
A figura acima mostra um monofosfato de ribonucleosídeo, a ligação com a base é uma ligação N – osídica entre o OH hemiacetálica, da ribose e um azoto da base. E a ligação fosfodiéster é feita na OH alcoólica levada pelo carbono 5' da ribose .
Estes nucleótidos podem unir-se sequencialmente, originando uma cadeia polinucleotídica.
ÁCIDOS NUCLEICOS
Os ácidos nucleicos são polímeros em que os monómeros se designam nucleótidos. Os ácidos nucleicos podem estar organizados em cadeia simples ou dupla de nucleótidos, unidos através da pentose de um e o grupo fosfato de outro: quando uma cadeia está em formação, cada novo nucleótido liga-se seu grupo fosfato ao carbono 3’ da pentose do último nucleótido da cadeia. Assim, sempre que um nucleótido apresenta o seu carbono 3’ livre pode ligar-se a outro. Por este motivo, as cadeias polinucleotídicas de DNA ou RNA crescem sempre no sentido 5' e 3'.
ÁCIDO DESOXIRRIBONUCLEICO OU DNA.
O genoma humano é composto de 46 cromossomos, cada um formado por uma única molécula de DNA, cada molécula de DNA nuclear é uma estrutura de duas cadeias, ou seja, formados de dois filamentos,enroladas helicoidalmente em volta do mesmo eixo, como uma escada de caracol.
http://www.bioq.unb.br/htm/textos_explic/moleculas-intro/nucleot_intro.htm