multiplas liguagens na educacao infantil
Deyse Cristina Mariano
Professora Orientadora Fabiana M. G. Garcez
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
PEDAGOGIA (0785) – Estágio I
02/12/14
RESUMO
Este trabalho apresenta a importância do letramento e da alfabetização, debatendo a formação de nossas crianças de maneira eficaz e lúdica. Para a pesquisa foram selecionados alguns teóricos e autores como Emilia Ferreiro, Magda Soares, Vygotsky, entre outros além da observação e entrevista realizada com duas professoras da Instituição Vinde a mim as Criancinhas. Além disto, os autores e teóricos nos ajudam a entender e a enriquecer sobre o significado de letramento e alfabetização na educação infantil.
Palavras-chave: Letramento. Alfabetização. Ludicídade .
1 INTRODUÇÃO
Nesse paper abordarei assuntos relacionados diretamente a educação da educação infantil como é formado o conceito de leitura e escrita através do lúdico sempre priorizando o conhecimento da criança. A área de concentração será metodologia de ensino. O processo de alfabetização e letramento na pequena infância tem sido muito discutido entre os estudiosos, pois na educação infantil como espaço de socialização, desenvolvimento dos aspectos afetivos e psicomotores assim como devemos preservar e promover um espaço para as atividades lúdicas das próprias das crianças.
O estágio foi realizado na instituição Vinde A Mim As Criançinhas situada no bairro Ipiranga, em São José Rua Otto Julio Malina, com estágio de observação e entrevista de professores da instituição. Além disto, busca fundamentações teóricas para viabilizar a apropriação do conteúdo envolvido pelos atuais professores da educação infantil.
2 ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: FUNDAMENTAÇÃO TÉORICA
O letramento e a alfabetização na educação infantil devem estar presentes tanto nas atividades de introdução da criança ao sistema alfabético e suas convenções quanto às práticas de uso social da leitura e da escrita. A discussão