Gramática
Parte superior do formulário
AS DIFERENTES GRAMÁTICAS- linguagem, língua e idioma.
OBJETIVO
Identificar nos variados contextos o emprego da linguagem em sua dimensão verbal e não- verbal, estabelecendo relações significativas entre líguagem, língua ou idioma e fala.
Se ao interagirmos com os mais variados tipos de cultura, percebe-se que existem diferentes ouvintes e leitores que geralmente se escuta dizerem, em certas ocasiões, que os personagens não sabem gramática, que em sua fala tem muitos erros. Comentários tipo “Ele/ela não sabe português”, “Ele/ela não sabe falar” é acima de tudo preconceituoso, existem visto a confusão de entendimento entre língua, gramática e gramática normativa. Para compreender o fenômeno da comunicação, vejamos algumas informações que se apresentam em língua Portuguesa:
AS DUAS GRAMÁTICAS
Gramática Internalizada- sistema de regras que constituem a estrutura de organização e funcionamento do idioma e que são assimiladas naturalmente- pela prática- por todos osa falantes.
Gramática Normativa- descreve e propõe um sistema de normas e orientações para se falar/escrever em situações formais de comunicação.
VARIEDADES LINGUÍSTICAS
Variedade padrão- variedade linguística usual em situações formais de comunicação e caracterizada pelo emprego de frases de estrutura mais complexa, pelo vocabulário mais elaborado ( mais sofisticado), obedecendo às regras da gramática normativa.
Variedade não padrão (popular)- variedade mais espontânea; empregada em situações informais e caracterizada pelo emprego de frases de estrutura mais simples, pela observância menos rígida das regras da gramática normativa, pelo vocabulário mais comum e pela presença de frases feitas e gírias.
LINGUAGEM VERBAL E NÃO VERBAL
LINGUAGEM VERBAL- é a linguagem verbalizada, ou seja, que faz analogias ao verbo. Se fôssemos nos pronunciar na escrita ou mesmo na fala, certamente não seria possível