Multimetro
16:08 ELETRO AQUILA 3 COMMENTS
O multímetro analógico possuí um ponteiro no painel para indicar o valor da unidade a ser medida.
É menos preciso que o digital na medida de tensões ou resistências, porém é o mais eficiente no teste de componentes eletrônicos.
O ideal é que o multímetro analógico tenha a escala de X1 e X10K no mínimo, quanto mais escalas melhor, observe atentamente o modelo de multímetro a seguir.
A medida da tensão elétrica é medida em volts, por isso o multímetro tem uma seção para a medida da tensão alternada (ACV) várias escalas várias escalas para medir o nível da tensão, e uma seção para a medida de tensão contínua (DC) e várias escalas para medir o nível da tensão.
É preciso estar atento para o tipo de tensão que se deseja medir e também para o nível da tensão que se deseja medir, se não for conhecido o nível da tensão, é recomendável que se inicie a medida da tensão da escala mais alta e vá baixando a escala até conseguir uma leitura correta da tensão.
Nos multímetros digitais o valor da escala é visualizado diretamente no display, já para multímetros analógicos é preciso ter atenção e uma interpretação dos valores medidos.
Para um bom multímetro analógico, os valores encontrados para a medição de corrente contínua (DC) com a escalas mais comuns são 200mV, 2V, 20V, 1000V, mas dependo do tipo do multímetro podem existir outras escalas.
Para a medição de corrente alternada (AC) as escalas mais comuns são 50V, 200V, 750V, 1000V, para os multímetros mais simples as escalas geralmente são 200V e 750V.
A seleção da seção e das escalas é feita através de uma chave rotativa.
O importante ao usar um multímetro, é saber selecionar a seção e a escala correta para o tipo da medição a ser feita, e é claro, saber interpretar o que o ponteiro indica.
A seção para a medição de tensão contínua é indicada por VCC, DCV, VDC ou um V com duas linhas sobre ele, uma linha tracejada e a