Neuromuscular
DISCIPLINA FISIOLOGIA DO ESFORÇO
Prof. Ana Paula
Adaptações Neuromusculares ao Exercício Físico – Questionário
1. Explique o que é “Unidade Motora”.
Cada motoneurônio que sai da medula espinhal inerva múltiplas fibras musculares, e essa quantidade depende do tipo de músculo. Todas as fibras musculares inervadas por uma só fibra nervosa formam uma unidade motora.
2. Defina “Remodelagem Motora” e mencione sua importância.
3. Cite duas características comuns ao nervo e ao músculo e explique-as.
4. Explique o que são fatores tróficos.
5. Qual o papel das encefalinas (opióides e endorfinas) no exercício físico?
6. Qual a relação entre serotonina e exercício físico?
7. O que são células satélites e qual a finalidade delas.
As células satélites são células progenitoras mononucleares encontradas em músculos maduros entre a lâmina basal e o sarcolema. Estas células são capazes de se diferenciar e se fundir para aumentar o número de fibras musculares existentes e formar novas fibras. Desempenham uma importante função no crescimento celular regenerativo e na recuperação após uma lesão. Elas fazem parte de uma população de células com grande atividade mitogênica que contribuem para o crescimento muscular pós-natal, o reparo de fibras musculares danificadas e a manutenção do músculo esquelético adulto.
8. Mencione e explique pelo menos 4 adaptações musculares devidas ao exercício físico.
9. Cite as características das fibras de contração rápida e de contração lenta.
Fibras de contração rápida são fibras grandes para uma grande força de contração, possui o retículo sarcoplasmático muito extenso para a rápida liberação dos íons cálcio para desencadear a contração, grande quantidade de enzimas glicolíticas, menor número de mitocôndrias. As fibras de contração lenta são fibras menores, também inervadas por fibras nervosas pequenas, número de mitocôndrias