Sistema Neuromuscular
1- Botox: é uma toxina botulínica tipo A, um complexo proteico purificado, de origem biológica, obtido a partir da bactéria Clostridium botulinum, a mesma bactéria causadora da doença botulismo (infecção bacteriana que provoca um quadro de intoxicação grave), mas a toxina botulínica industrializada é purificada e usada em doses que não causam a doença. Quando aplicada em pequenas doses, ela bloqueia a liberação de acetilcolina (neurotransmissor responsável por levar as mensagens elétricas do cérebro aos músculos) e, como resultado, o músculo não recebe a mensagem para contrair. Desta forma, a toxina botulínica interfere seletivamente na capacidade de contração da musculatura e, por isso, as linhas de expressão são suavizadas. Em muitos casos, uma semana após a aplicação elas ficam praticamente invisíveis e os efeitos duram de quatro a seis meses. Após este período, ela pode ser aplicada novamente.
Obs: O botulismo é uma infecção bacteriana que provoca um quadro de intoxicação grave, causado pelas toxinas da Clostridium botulinum dos tipos A, B, E e, em raras ocasiões, pelo tipo F. A principal forma de adquirir a doença é através da ingestão de seus esporos. Estes são encontrados no solo, em produtos agrícolas, como mel e defumados; e em peixes e outros organismos marinhos. Além disso, alimentos enlatados, em vidros ou embalados a vácuo, conservas e embutidos, também são locais em que podem ser encontrados esses esporos, principalmente se preparados em condições de higiene precárias.
2- Hipertrofia do Masseter e Temporal: É um distúrbio que tem como característica o aumento anormal da musculatura do Masseter e Temporal em consequência do aumento das funções celulares. A hipertrofia pode ser congênita ou adquirida, unilateral ou bilateral e está associada a hábitos parafuncionais, hábitos como roer unhas, morder objetos, mastigação unilateral, mastigação de chicletes, má postura corporal, dormir com as mãos apoiando a cabeça.
3-