Multimetro
Quando se mede resistência de isolamento, não é conveniente usar um multímetro (multiteste), pois a sua tensão interna é muito baixa e não produz resultados satisfatórios na medida podendo mesmo conduzir a erros muito grosseiros. Ver comentário sobre isolantes mais a frente.
Abaixo mostramos um diagrama de circuito elétrico de um megômetro de forma bem simples e uma explicação do princípio de funcionamento. O desenho foi tirado de um artigo no site www.tpub.com/content/doe/h1011v4/css/h1011v4_101.htm
, Mas o texto foi traduzido e complementado com mais informações e explicações.
Descrição do diagrama e princípio de funcionamento, acompanhem a figura:
Diagrama simplificado do megômetro, tipo analógico.
O aparelho é constituído basicamente de um gerador de tensão contínua e um medidor constituído de um imã permanente com dois pólos (Norte e Sul), na figura identificado por “M”, e um núcleo ferromagnético “C”, onde duas bobinas na disposição indicada estão sujeitas ao campo magnético. Uma bobina “B” recebe diretamente a tensão gerada enquanto a outra “A” recebe a corrente gerada pela resistência a ser medida (que não aparece aqui no desenho, mas está conectada entre “line” e “earth”), ao ser submetida à tensão gerada pelo gerador.
Quando uma bobina é percorrida por uma corrente elétrica, aparece em torno dela um campo magnético tanto mais intenso quanto maior for a corrente que a percorre. Se esse campo magnético está perto de outro, haverá uma força de atração ou repulsão, tanto mais intensa quanto maior for a corrente que circula pela bobina.
No caso desse tipo de medidor, existem duas bobinas montadas sobre o mesmo sistema móvel e o campo magnético resultante da subtração dessas duas é quem reage com o campo do imã fixo. Veja o desenho.
Funcionamento:
“A”, é uma bobina que produz no sistema móvel,