Multimetro
Multímetro
Belo Horizonte
08 de setembro de 2014
1ª Experiência – Uso do Multímetro
Objetivos:
O aprendizado de como se manusear um multímetro para a realização de medidas de tensões e correntes.
Fundamentação Teórica:
O Multímetro é um aparelho capaz de medir e avaliar grandezas elétricas. O modelo que utilizamos para realizar o experimento possuía um mostrador digital (multímetro digital), porém possuem modelos com mostradores analógicos (de ponteiros). As grandezas elétricas mais comuns que este aparelho pode medir são: Tensão Elétrica (medida em Volts – V); Corrente Elétrica (medida em Ampéres – A); Resistência Elétrica (medida em Ohms - Ω).
O aparelho dispõe de uma chave rotativa onde o operador pode escolher a escala. Além da chave rotativa, podemos encontrar aparelhos com chaves de pressão, chaves H-H ou até sem escala alguma (auto escala). Em outros casos podemos encontrar multímetros que possuem apenas uma escala para a tensão, uma para a corrente elétrica e outra para a resistência.
Figura 1: Multímetro usado no experimento.
Materiais utilizados:
• Multímetro digital;
• Três pilhas, sendo uma AAA, outra AA e uma D;
• Dois Resistores;
• Uma Bateria (que não foi utilizada);
• Uma Fonte Alimentadora (Fonte da bancada);
• Duas tomadas elétricas (110V e 220V);
Procedimentos e Resultados:
1) Medidas de Tensão Elétrica:
Para realizarmos a medida da tensão foi necessário que fizéssemos a conexão das pontas de prova em paralelo com o ponto a ser medido. A leitura no multímetro forneceu a medida da diferença de potencial entre as ponteiras vermelha (ponteira de polaridade positiva) com relação à preta (comum ou ponteira de polaridade negativa), curiosamente foi notado que ao invertermos as ponteiras, o multímetro nos fornecia um valor de mesma grandeza, porém negativo.
Medidas de DDP na escala de 20 V / DC:
Pilha
Escala
200
20
2000m
AAA
01,1V
1,27V
1283V
AA
01,3V
1,38V