multimetro
CURSO DE ELETROTÉCNICA
DISCIPLINA: SEGURANÇA DO TRABALHO
PROFESSORA: Ana Paula P.T. Caetano
ALUNO: WILLIAN GOMES
SEGURANÇA DO TRABALHO
FOZ DO IGUAÇU MARÇO, 2014
A) INTRODUÇÃO
Em pleno século XXI é muito difícil o ser humano no seu cotidiano não passar um ida sequer em contato com equipamentos eletroeletrônicos como: celular, câmeras fotográficas, relógios, brinquedos, aparelhos de som, etc. para todos esses aparelhos funcionarem é preciso o uso de pilhas e baterias.
Neste estudo sobre baterias e pilhas vamos entrar no mundo da química e descobrir como são formados estes dispositivos e qual é a importância na nossa vida.
Analisar a importância do descarte adequado e quais os riscos caso suas substâncias entrem em contato com o meio ambiente e os danos que podem causar a saúde
B) DESENVOLVIMENTO
A base do funcionamento de pilhas e baterias é a transferência de elétrons de um metal que tem tendência de ceder elétrons para um que tenha a tendência de ganhar elétrons.
Pilhas possuem apenas um eletrólito (solução condutora de íons também chamada de ponte salina) e dois eletrodos. Já a bateria é composta por várias pilhas agrupadas em série ou em paralelo. As baterias podem ser recarregadas enquanto que as pilhas não tem esse recurso.
Tipos de pilhas:
Pilhas Secas são formadas basicamente por uma película de zinco, separado por um papel poroso e por uma barra central de grafite envolvida por dióxido de manganês, carvão em pó e por uma pasta úmida contendo cloreto de amônia, cloreto de zinco e água. O zinco funciona como o ânodo, perde elétrons; o grafite como o cátodo conduzindo os elétrons para o dióxido de manganês.
Este dispositivo é indicado para controle remoto, relógio de parede, rádio portátil e brinquedos. (possui 0,001% de mercúrio)
Pilhas Alcalinas são mais proveitosas, pois possuem uma maior durabilidade e oferecem mais energia. O seu