Multidiciplinar
O brincar na educação infantil é uma atividade fundamental para as crianças pequenas, pois, é através da brincadeira que elas descobrem o mundo, se comunicam e se inserem no contexto social, além de ser de grande importância para seu desenvolvimento socioconstrutivismo. Os diferentes materiais, brinquedos, organização dos ambientes e o estimulo a criatividade, têm grande influência no desenvolvimento qualitativo da criança, não basta brincar é preciso que seja adequado para que haja um bom desenvolvimento infantil.
Para Vygotsky (2007), na abordagem histórico-cultural, brincar é satisfazer necessidades com a realização de desejos que não poderiam ser imediatamente satisfeitos. O brinquedo seria um mundo ilusório, em que qualquer desejo pode ser realizado. As duas principais características colocadas são as regras e a situação imaginária, sempre presentes nas brincadeiras. De acordo com a teoria de Vygotsky, quando as crianças mais novas brincam, elas utilizam muito a situação imaginária que está presente com força, enquanto as regras ficam mais ocultas, mas não deixam de existir. A brincadeira de casinha é um exemplo do brincar das crianças pequenas, em que o imaginário reina, mas certas regras de comportamento devem ser seguidas.
Nosso grupo escolheu duas atividades a serem realizadas na educação infantil:
As atividades abordará a linguagem oral da criança, a primeira atividade será trabalhada com música, coordenação motora, discriminação auditiva, expressão oral, com o objetivo de:
Desenvolver coordenação motora grossa;
Despertar na criança o interesse por estímulos sonoros, para que ela consiga perceber, identificar e localizar sons fortes e fracos;
Desenvolver a capacidade da criança de identificar diferentes objetos e movimentar-se no espaço com facilidade;
O desenvolvimento desta atividade ocorrerá da seguinte forma: permitir que as crianças peguem os instrumentos musicais para conhecê-los, músicas