Multidiciplinar
1- Explique a noção de globalização no currículo escolar:
A ideia de aprender a estabelecer e interpretar relações e superar os limites da disciplinas escolares continua sendo portadora da noção de globalização. A globalização também se confunde com a ideia de totalidade, o que a torna um empreendimento inatingível, tanto do ponto de vista do conhecimento como da organização do currículo escolar.
2- Faça uma contraposição entre a teoria construtivista e a teoria social crítica no contexto escolar.
Resposta:Na teoria Construtivista as descobertas de Piaget tiveram grande impacto na pedagogia, mas, de certa forma, demonstraram que a transmissão de conhecimentos é uma possibilidade limitada. Por um lado, não se pode fazer uma criança aprender o que ela ainda não tem condições de absorver. Por outro, mesmo tendo essas condições, não vai se interessar a não ser por conteúdos que lhe façam falta em termos cognitivos. O papel do educador é conhecer as possibilidades do aluno fazendo com que os professores procure estímulos adequados.
De acordo com Piaget, o papel da ação é fundamental pois acaracterística essencial do pensamento lógico é ser operatório, ou seja, prolongar a ação interiorizando-a.
A crítica de Piaget à escola tradicional é ácida. Segundo ele, os sistemas educacionais objetivam mais acomodar que formar inteligências inventivas e críticas. O conhecimento não é algo estagnado ele é dinâmico, está sempre sendo construído.
Emília Ferreiro utilizou as referências de Piaget na elaboração da sua teoria sobre aprendizagem da escrita.
Na Teoria Social crítica, segundo Vygostsky a aprendizagem é mais do que a aquisição de capacidades para pensar, é a aquisição de muitas capacidades para pensar sobre várias coisas. Certamente o ato de pensar faz com que a aprendizagem aconteça, mas temos capacidade suficiente para pensar sobre muitas coisas ao mesmo tempo, e construir o conhecimento a partir do ato de pensar.
Concebe a