Multidiciplinar
Prof. Adgildo S. Pereira
Conceitos
A ergonomia é entendida como o domínio científico e tecnológico interdisciplinar que se ocupa da otimização das condições de trabalho visando a segurança e o conforto do trabalhador, alem de sua produtividade.
Conceitos
A ergonomia é considerada uma ciência na medida em que estuda as características, o comportamento do homem e as suas relações com o equipamento e o ambiente em que se relaciona
1
Conceitos
Entende-se como tecnologia quando a aplicação desses conhecimentos científicos é no sentido de tornar as tarefas mais fáceis, mais cômodas, mais seguras e conseqüentemente mais eficientes.
Objetivos
• Utilizar as metodologias próprias desta ciência, tendo como objetivo adequar o homem, a máquina e o ambiente físico de trabalho, considerando em primeiro lugar o homem e depois o sistema produtivo, tornando-o sempre que possível mais competitivo e funcional.
LEMA
“ Adequação do trabalho ao Homem e nunca adequação do homem ao trabalho”
2
TIPOS DE ABORDAGEM ERGONÔMICA
Ergonomia de Correção
• É realizada quando é feito o diagnóstico de algum problema, seja por fadiga, falta de segurança, presença de disturbios ou diminuição da produtividade. A melhora pode ser alcançada,mas o custo é elevado e o resultado, pouco animador.
3
Ergonomia de Concepção
• É desenvolvida na fase inicial do projeto de um produto, máquina ou ambiente. Representa o uso do conhecimento ergonômico antes do relacionamento do homem com este objeto.
Ergonomia de Conscientização
• É pela realização de treinamentos, palestras, cursos de aprimoramento e atualização constante que é possível educar o funcionário acerca dos meios de trabalho menos prejudiciais para a sua saúde individual.
Ergonomia Participativa
• Estimulada pela presença de um Comitê Interno de Ergonomia(CIE) que englobe representantes da empresa e funcionários, utiliza ferramentas da ergonomia de conscientização para que haja o pleno usufruto