Mulligan
Introdução e Justificativa
O conceito Mulligan, é uma técnica de terapia manual que foi desenvolvido pelo fisioterapeuta Brian Mulligan nos anos 80. Baseia-se na falha posicional, ou seja no reposicionamento articular para o alívio imediato da dor e aumento do arco de movimento. A aplicação da técnica deve ser indolor e realizada de forma passiva pelo terapeuta em combinação com movimentos ativos do paciente.
Essa técnica é indicada para os casos onde há ocorrência de dores decorrentes de falha reposicional e para ganho do arco de movimento. Esse método pode ser utilizado como diagnóstico e também como tratamento.
Indicações:
•Hipomobilidade na coluna, braços, mãos, pernas e pés.
•Dor.
Contra-indicações:
•Hipermobilidade;
•Fraturas recentes/Osteoporose;
•Compressão da medula espinal, compressão da cauda eqüina;
•CA;
•Tonturas posicionais
O método possui várias manobras de aplicação são elas: NAGS, SNAG, SNAGS CEFALÉIA MWM, SMWAM e SMWLM.
NAGs: (deslizamento apofisário natura): Indicada para o uso na coluna torácica cervical e superior. são técnicas oscilatórias passivas executadas pararelas aos planos da articulação da faceta.
SNAG (mobilizações sustentadas com movimento ativo ): São aplicadas a todas as articulações espinhais, caixa torácica e à articulação sacroilíaca fornecendo um método para melhorar amplitudes articulares restritas quando os sintomas são induzidos pela movimentação.
MWM:Mobilizações com movimento: são a terminologia usada ao aplicar um deslizamento acessório a um movimento ativo da articulação periférica.
SMWAM (Mobilização sustentada da coluna com movimentação do membro superior: Estas técnicas podem ser usadas para os movimentos restritos dos MMSS e MMII, por exemplo em que conseqüência de uma disfunção articular espinhal ou de uma dinâmica neural anormal.
SMWLM (mobilizações espinhais com movimentos do membro):
Metodologia
A literatura sobre a eficácia de técnicas