Conceito Mulligan
Falhas posicionais limitam movimentos fisiológicos e causam dor, as técnicas do Conceito Mulligan foram desenvolvidas para reparar essas pequenas falhas. A terapia deve ser executada de forma indolor, se houver dor significa que a técnica não foi eficaz. Existem várias formas de se aplicar a técnica nos diferentes segmentos corporais, devendo sempre ser executada em posições anti-gravitacionais ou em movimento.
O Conceito Mulligan faz uso de técnicas que envolvem a combinação de uma mobilização articular acessória associada ao movimento fisiológico ativo. O resultado esperado é o alivio imediato da dor e o aumento do arco de movimento.
O Curso Conceito Mulligan é ministrado em mais de 20 países como Austrália, Alemanha, Portugal, Inglaterra, Canadá, EUA, Itália, Hong Kong entre outros. Para manter o padrão e a essência da técnica, o curso segue as diretrizes da MCTA (Associação de Instrutores do Conceito Mulligan) e do IFOMT (International Federation of Orthopaedic Manipulative Physical Therapists). No Brasil a MCTA é representada pelos Instrutores Certificados: Edelberto Gimenes Marques, Dan Gotlib Pilderwasser e Palmiro Torrieri Junior, únicos brasileiros habilitados a ministrar o curso em toda a América do Sul.
Algumas técnicas:
1. - NAGS
2. - SNAGS
3. - MWM (Mobilizações com movimento)
4. - MWAM (Mobilizações da coluna com movimentos dos braços)
5. - MWLM (Mobilizações da coluna com movimentos das pernas)
6. - Técnicas especiais para cefaléias, vertigens e entorses de tornozelo