Conceito de mulligan e maitland
Conceito Mulligan
O Mulligan trata-se de uma técnica de terapia manual que visa o reposicionamento articular.
Falhas posicionais limitam movimentos fisiológicos e causam dor, as técnicas do Mulligan foram desenvolvidas para reparar essas falhas. A terapia deve ser executada de forma indolor, se houver dor significa que a técnica não foi eficaz. Existem várias formas de se aplicar a técnica nos diferentes segmentos corporais, devendo sempre ser executada em posições anti-gravitacionais ou em movimento.
O Conceito Mulligan faz uso de técnicas que envolvem a combinação de uma mobilização articular acessória associada ao movimento fisiológico ativo. O resultado esperado é o alivio imediato da dor e o aumento do arco de movimento.
Conceito Maitland
É um método usado para aliviar dores e alongar ou liberar com segurança determinadas estruturas, com objetivo de restaurar os movimentos e a amplitude de movimento normal, melhorando, assim, a função do indivíduo.
É indicado para pacientes com disfunções neuro-músculo-esqueléticas (podendo estar envolvidas as articulações periféricas e/ou da coluna vertebral, além da articulação temporo-mandibular (ATM).
Essas alterações podem gerar dor, parestesia, rigidez, fraqueza, instabilidade articular, perda de controle do movimento, etc.
Maitland ainda considera para tratamento de seus pacientes os conceitos de irritabilidade e não irritabilidade. Pacientes irritáveis são aqueles que apresentam muita dor quando o terapeuta realiza estímulo mínimo, e no início da ADM.Quando o terapeuta retira o estímulo que provocou o sintoma, a dor custa a passar. Pacientes não irritáveis são aqueles que apresentam muita dor quando o terapeuta realiza estímulo maior, geralmente no final da ADM, e quando o terapeuta retira o estímulo que provocou o sintoma, a dor passa rapidamente. Nesses pacientes a restrição de ADM é maior que a dor.
Avaliação
Para uma avaliação eficiente e conseqüentemente uma escolha correta