Biomecânica
ARTROCINEMÁTICA E OSTEOCINEMÁTICA
Movimentos artrocinemáticos
Os movimentos artrocinemáticos ocorrem ao longo da amplitude de movimento, geralmente é muito utilizado para restaurar a biomecânica articular normal diminuindo a dor, alongando ou liberando com menos trauma determinadas estruturas. São cinco os movimentos artrocinemáticos: giro, rolamento, tração, compressão e deslizamento (PINTO, 2001).
Rolamento
Durante o rolamento um osso rola sobre o outro com as seguintes características: * As superfícies são incongruentes. * Novos pontos de uma superfície encontram novos pontos na superfície oposta. * Nas articulações com a biomecânica normal o rolamento só ocorre em combinação com os movimentos de deslizamentos e giro, porém quando o rolamento ocorre sozinho causa compressão nas superfícies do lado que o osso esta se movendo, o que pode provocar uma lesão articular, e uma separação no outro lado. * A superfície que se move seja ela convexa ou côncava não influencia a direção do movimento ósseo (PINTO, 2001).
Giro
Durante o giro um osso realiza um giro sobre o outro osso com as seguintes características: * O osso faz uma rotação sobre um eixo mecânico estacionário. * O ponto na superfície que se move faz um círculo na medida em que o osso gira. * O giro dificilmente ocorre sozinho, mas geralmente em combinação com o deslizamento (PINTO, 2001).
Deslizamento
Durante o deslizamento um osso desliza sobre o outro com as seguintes características: * As superfícies articulares são congruentes. * O mesmo ponto em uma superfície faz contato com novos pontos na superfície oposta. * O deslizamento não ocorre sozinho devido as superfícies articulares não serem totalmente planas, ou seja, completamente congruente. * Diferentemente do rolamento, a superfície articular que se move influência a direção do deslizamento, o que é chamado como regra do convexo – côncavo. * Quando a superfície