Mulheres Empreendedoras
(UNOCHAPECÓ)
Curso de Administração
Mariana Favaretto
Suziane Bedin
PROJETO DE PESQUISA:
O CRESCIMENTO DAS MULHERES EMPREENDEDORAS
Chapecó – SC, 2014
SUMÁRIO
SUMÁRIO 2
2.0 OBJETIVOS 4
2.1 OBJETIVO GERAL 4
2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS 4
3.0 JUSTIFICATIVA 4
4.0 REFERENCIAL TEÓRICO 6
4.1 ANÁLISE HISTÓRICA DO PAPEL DA MULHER NA SOCIEDADE 6
4.2 INDEPENDÊNCIA FEMININA 7
4.3 PERFIL DA MULHER EMPREENDEDORA 8
4.4 DESAFIO DAS MULHERES EMPREENDEDORAS 10
5.0 CONSIDERAÇÕES FINAIS 11
6.0 CRONOGRAMA 13
7.0 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS 13
8.0 REFERÊNCIAS: 14
1.0 INTRODUÇÃO Nos últimos anos, o empreendedorismo no Brasil vem se destacando, pelas suas características inovadoras. Seu objetivo é identificar novas oportunidades, colocando-as em prática, conquistando novos espaços no mercado, visando negócios bem-sucedidos. Um empreendedor criativo e arrojado, precisa tomar iniciativas, correr riscos calculados, buscar a qualidade e ser persistente. Ele possui liberdade para criar condições favoráveis para satisfazer os desejos e as necessidades dos seus clientes. Segundo o autor, Emanuel Leite, os indivíduos apresentam três necessidades básicas:
Realização: esta necessidade diz respeito em executar as tarefas da melhor maneira possível, onde o empreendedor consiga atingir seus objetivos e se tornar eficaz naquilo que se propõe a fazer.
Poder: é a necessidade que as pessoas tem em dominar ou influenciar as outras, convencê-las de suas opiniões e proporcionar-lhes o bem estar.
Afiliação: expressa o desejo de estar próximo às pessoas, se sentir feliz, construir amizades, e ter um bom relacionamento com a sociedade. Hoje, a porcentagem de mulheres na população ativa, no mundo todo, não para de crescer. No mercado de trabalho a mulher vem se destacando, pois arrisca em um negócio próprio e com flexibilidade se adapta rapidamente às