Mulher empreendedora
Para realização desta pesquisa foi realizada uma pesquisa bibliográfica exploratória, ou seja, uma analise de levantamentos do material pesquisado, tendo como principal enfoque a área de administração, com ênfase na inserção da mulher no desenvolvimento do empreendedorismo no Brasil. Efetivamente, cumpre fazer um esclarecimento fundamental a esse respeito.
De acordo com Cervo (2002) a pesquisa bibliográfica tem como objetivo encontrar respostas aos problemas formulados através da consulta dos documentos bibliográficos.
Para Lakatos (2010) a resposta bibliográfica, abrange toda bibliografia já tornada em publico em relação ao tema de estudo, desde publicações avulsas, boletins, jornais, revistas, livros, pesquisas, monografia. Sua finalidade é colocar o pesquisador direto com tudo que foi escrito, dito ou filmado sobre determinado assunto.
Contudo, o presente estudo se trouxe a partir de informações de pesquisa bibliográfica, consultando varias obras, tais como a de, José Carlos de Assis Dolabela, Francisco Brito, Luiz A. Bernardi, e entre outras. E discorreu-se sobre a inserção da mulher no desenvolvimento do empreendedorismo no Brasil.
6. REFERENCIAL TEÓRICO
6.1 Origem e Conceito de Empreendedorismo
O termo empreendedorismo é originado da palavra Francesa “entrepeneurn” que significa fazer algo, ou empreender. No século XIII foi absorvido pelo inglês que foi usado para designar uma pessoa que trabalhava por conta própria e tolerava risco com objetivo de promover seu próprio bem-estar econômico.
Para Dolabela (2006), a palavra empreendedorismo é uma livre tradução que se faz da palavra entrepreneurship, que contém algumas idéias de inovação e iniciativas. Mostra a forma de ser, a concepção do mundo e uma forma de se relacionar com as pessoas. Ainda para o autor, “o empreendedor é aquele que destrói a ordem econômica existente pela introdução de novos produtos e serviços, pela criação de novas