MULHERES EM SITUA O DE VIOL NCIA DOM STICA E FAMILIAR 1
TERESINA
AGOSTO/2014
ALINNE MENESES DA ROCHA
ANNA AMÉLIA OLIVEIRA SILVA PESSOA
ARYELLY MARIA SAMPAIO BATISTA
BARBARA ANNY RIBEIRO MOREIRA
YASMIN
MULHERES EM SITUAÇÃO DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR
Relatório de Pesquisa apresentado como requisito parcial para aprovação na disciplina Oficina II: Experiências em pesquisa e extensão, do Departamento de Serviço Social, ministrada pela Profª. Dra. Rita de Cássia Cronemberger Sobral. Sob orientação da Coordenadora Técnica da Pesquisa Marcela Castro.
TERESINA
2014
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
2 GÊNERO E VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA A MULHER
2.1 Conceituando gênero
2.2Violência doméstica
3 EXPRESSÕES DA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA A MULHER
3.1 As situações de violência
3.2 A visão de profissionais sobre a violência na DEAM
4 CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS
ANEXOS
APÊNDICES
1. INTRODUÇÃO
Este trabalho apresenta considerações sobre a violência contra a mulher. Partindo do pressuposto que o fenômeno é baseado nas relações sociais de gênero, enfatiza a categoria analítica gênero visto que têm contribuído para mostrar as injustiças sociais sofridas pelas mulheres em todos os espaços da sociedade.
A violência contra a mulher é um problema social, histórico e cultural, presente na humanidade desde seus primórdios. Esse tipo de violência geralmente acontece por um ciclo longo e se agrava com o tempo. Na maioria das vezes as mulheres em situação de violência são dependentes economicamente de seus parceiros e por isso sofrem caladas, prevalecendo a lei do silêncio. A partir desse contexto, o presente estudo analisa esse tipo de violência que é identificada especialmente nas relações familiares e no espaço doméstico.
Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo geral configurar os aspectos da violência contra a mulher, através de uma pesquisa de campo realizada na Delegacia de atendimento da mulher – DEAM na cidade de