VIVEMOS UMA REVOLUÇÃO
A crise da educação não e mais a mesma. A educação sofre uma crise estrutural família, sistema politico e crenças etc. Hoje não se sabe que caminho a educação deve segui. Os revolucionários não são mais apenas aqueles que representam os pobres.
Em crise consiste esta nova revolução exige um novo tipo de sociedade. Um mundo exclusivo para uma minoria. O mundo esta mudando uma cidadania sem fronteira, uma democracia virtual. A importância da informação e do conhecimento.
A educação diante da nova realidade social disputa pelo domínio da produção cultural da informação. Ate que ponto o se humano pode controlar que produz. A instituição escolar deve assumir qual papel na sociedade.
A crise do sistema tradicional a criação de um sistema educacional, a importância que a educação teve no passado favoreceu a construção cultural. O papel da educação sempre foi ensinar alguns poucos a dominar e outros tantos a obedecer.
Deficit de socialização a família e a escola estão perdendo a capacidade de transmitir valores e normas culturais. A socialização primaria e para a formação do cidadão
A evolução do individualismo antes as pessoas não escolhiam uma forma particular de vida, eram treinadas a aceitar um modelo, hoje com as transformações na sociedade as possibilidades de ampliação de escolhas de vida aumentaram ( a família esta mais longe dos filhos).
A televisão e o desaparecimento da infância antigamente para obter informações era necessário dominar leitura e escrita, hoje a televisão eliminou essas barreiras. As crianças perderam o interesse pelo desconhecido as crianças não são mais curiosa.
O desaparecimento do professor escola civilização na educação atual escola deve apenas formar mas formar cidadãos, o mercado de trabalho exige cada ver mais pessoas qualificadas e isso gera uma certa exclusão de uma parte da população
A banalização das competências significa que todos podem aprender a fazer e assim diminui a distancia entre qualificado e