Mulheres da Paz
FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS
SOCIOLOGIA ECONÔMICA E POLITICAS PÚBLICAS
MULHERES DE PAZ
COSTA, F. L. e CASTANHAR, J. C.
GOIÂNIA
2013
GOIÂNIA
2013
Mulheres da Paz de Luziânia
Resumo: Este trabalho argumenta sobre a necessidade de uma avaliação de acordo com o método de Costa F.L e ao programa Mulheres da Paz instaurado pelo governo federal da República Federativa do Brasil, parte do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), em 2008. O programa foi implementado com objetivo de capacitar mulheres à identificar e mediar situações de vulnerabilidade social, como a violência contra a mulher e a criança, além de prevenir o consumo de drogas entre jovens. O objetivo deste artigo é apresentar e avaliar o programa na cidade de Luziânia, situada no estado de Goiás a fim de demonstrar a eficiência, os desafios e a satisfação da implementação deste.
Introdução
O trabalho foi incentivado pelo lado matronal identificado pelo poder público, objetivando o programa e aproveitando tal característica feminina para aproximar comunidades distantes com índices de violência altos. Assim, capacitando-as para dar assistência social e harmonizar o convívio em comunidades distantes da ação pública. O incentivo à participação das mulheres no âmbito social é fundamental para que seja formada uma relação entre o Estado e a comunidade, sendo estas mulheres parte de uma sociedade atual machista, assim incentivando a busca e revolta do sexo por ideais que progridem um pensamento feminista.
O programa avaliado neste artigo é um incentivo para que haja presença do Poder Público em locais que foram considerados sem auxílio do Estado e distantes de qualquer forma de regulação estatal, destruindo uma barreira entre a comunidade e o Estado, onde esta apenas conhece o serviço do Estado a partir do serviço de polícia dado pelo mesmo, sendo repressor e criando um