mulher
CENTRO DE ENSINO DE CIENCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS
JOBERTH LUIZ SILVA SANTOS
JOGIVALDO
DETERMINAÇÃO DA ENTALPIA DE DECOMPOSIÇÃO DO PERÓXIDO DE HIDROGÊNIO
Cruz das Almas- BA
Março de 2014
JOBERTH LUIZ SILVA SANTOS
JOGIVALDO SILVA SANTOS
DETERMINAÇÃO DA ENTALPIA DE DECOMPOSIÇÃO DO PERÓXIDO DE HIDROGÊNIO
Relatório apresentado à disciplina de Química Geral e Experimental I, do curso de Ciências Exatas e Tecnológicas, sob orientação do Professor Pedro Rocha.
Cruz das Almas-BA
Março de 2014
SUMÁRIO
1. Introdução
2. Objetivos
3. Materiais e substâncias usadas
4. Procedimento experimental
5. Resultados e discussão
6. Conclusão
7. Bibliografia
1. Introdução
As reações químicas sempre ocorrem com uma liberação ou absorção de energia. Quando esquentamos água numa panela, por exemplo, a chama do fogão libera uma energia térmica, e a água por sua vez, vai absorver boa parte dessa energia. Com o tempo, a água vai ter absorvido tanta energia que o seu estado de agregação vai mudar de líquido para gasoso. Outro fator importante é que a reação sempre ocorrerá em determinado sentido: do corpo mais quente para o mais frio. Isso pode ser explicado pelo fato de que o corpo que está a uma maior temperatura possui uma maior energia, enquanto que o corpo mais frio possui uma energia menor. Como numa reação esses corpos tentem a ficar em equilíbrio, a tendência do corpo mais energético é sempre ceder parte de sua energia para o outro, de forma que seja obtido o equilíbrio.
Nesse contexto, podemos então inserir o conceito de reações exotérmicas e endotérmicas. Reação exotérmica é aquela que libera calor para o ambiente e, neste caso, a entalpia dos produtos (Hp) é menor do que a entalpia dos reagentes (Hr), ou seja, a variação de entalpia é negativa (ΔH0). Em todos os casos, a quantidade de energia absorvida