Mulher
A mulher nunca deixará de ter uma importante atuação nos papéis da casa, mas cada vez mais ela encontra dificuldade em equilibrar o peso de um trabalho no mercado com o peso de seus deveres domésticos.
Elas há muito tempo teve de desdobrarem-se para cuidar dos filhos, do marido e da realização das atividades domésticas. Foram tratadas como indigentes submissas aos homens desde as primeiras civilizações, não exerciam direitos e deveres os quais são exercidos atualmente; correm atrás dos seus sonhos e ascendem socialmente.
Cargos antes considerados masculinos agora contam com a presença da mulher a qual é mão de obra importante na construção civil, nas disputas olímpicas, nos jogos futebolísticos, e chega a cargos eminentes como a presidência da república hoje ocupada pela presidente Dilma Rousseff; em 1932 conquistaram o direito ao voto o qual era negado. Porém, com a luta por mudanças foi concedido a elas o direito à cidadania.
Em Nova York, em protesto às mulheres que foram queimadas dentro de uma fábrica têxtil devido à reclamação da longa jornada de trabalho e o ganho de um menor salário comparado aos homens que exerciam a mesma função e recebiam uma féria maior, foi criado em 8 de março o dia internacional da mulher a fim de homenagear as vitimas e visar à luta por igualdade de direitos entre homens e mulheres.
Portanto, à proporção que a mulher consegue o seu espaço seja no mercado de trabalho ou em outras áreas obtém o respeito dos homens. Antigamente, à margem da sociedade, não tinham à liberdade financeira de hoje, elas vivem independente e inverte os papéis, enquanto o marido cuida dos filhos e administra a casa a esposa vai ao trabalho visto que a igualdade entre os sexos está tomando novos rumos.
Dia Internacional Da Mulher Por Que O Dia 8 De Março
Neste dia, do ano de 1857, as operárias têxteis de uma fábrica de Nova Iorque entraram em greve, ocupando a fábrica, para reivindicarem a redução de um horário de mais de 16 horas por dia