Muisca
Daniel Cosmo
Projeto:
DIREITOS HUMANOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
1 INTRODUÇÃO/JUSTIFICATIVA
Respeitar o outro é tarefa que deve ser aprendida desde a infância, dentro da família, na escola e na sociedade. Neste contexto social, procurando contribuir para melhoras no ensino é preciso entender as necessidades de estudar sobre os direitos humanos, que é amplo e universal.
Para isso faz-se necessário utilizar formas simples e atraentes para as crianças na educação infantil para que possam começar a entender seus direitos e deveres e o que deve fazer para que tenhamos uma sociedade mais justa. Transformando as atividades em um prazer para as crianças, é possível fazê-las entender o que é o respeito pelo outro e a importância dessa atitude na vida das pessoas.
O envolvimento e a participação da família neste ambiente escolar nos dias atuais são considerados um componente importante para o desempenho das instituições de ensino, e para a aprendizagem da criança em sua vida escolar e no meio social. O ambiente escolar tem sem dúvida, uma função importantíssima no sentido de levar a criança a entender a vida e as formas de conviver com o outro, e por isso é importante que a família e comunidade escolar estejam atentas e acompanhem o desenvolvimento das crianças em todo o seu processo de aprendizagem.
2 OBJETIVO GERAL
Instigar o aluno e comunidade escolar a respeitar os outros e entender seus direitos e deveres através do estudo da Declaração Universal dos Direitos Humanos.
3 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Estudar o conteúdo da declaração Universal dos Direitos Humanos. Estimular os alunos desde a infância a praticar o respeito pelos outros.
Conduzir o aluno a construir sua identidade pessoal. Incentivar o aluno a valorizar e respeitar a diversidade.
Reconhecer valores como: amor, igualdade, ética, cidadania, solidariedade e respeito;
Situar o aluno no presente, para que ele se sinta parte