a muisca na escola
O presente trabalho parte do interesse em alcançar um entendimento sobre importância do jogo na educação infantil, sendo este fundamental para o desenvolvimento da criança, nos aspectos cognitivos, afetivos, sociais, físico-motor, na oralidade e criatividade.
Partindo dessa concepção o jogo na educação infantil, é considerado auxiliar na construção cognitiva, não que seja empregado de forma aleatória, mas como parte do processo. É no jogo que a criança se expressa e recria representações do mundo concreto com a finalidade de entendê-lo. Nos jogos e brincadeiras dirigidas ou espontâneas, as crianças aprendem a conviver, a repartir, relaciona-se e respeitar os outros, estimula o sonho, dá prazer e cria espaço para a imaginação e a criatividade. Sendo assim o ato de jogar ajuda a criança a tornar-se mais tarde adultos maduros e capazes de solucionar desafios.
É importante que o professor conheça os jogos, suas alternativas de exploração e suas especificidades, assim como o histórico social da criança com as quais esteja trabalhando, a fim de se realizar uma pesquisa eficiente e que propicie resultados confiáveis que possam estabelecer novos rumos no trabalho pedagógico. É dever do educador, compreender o sucesso da utilização dos jogos e brincadeiras na sala de aula.
O objetivo geral desse trabalho é compreender a importância do jogo para o desenvolvimento e aprendizagem nas crianças de educação infantil
DESENVOLVIMENTO
Na educação infantil é muito importante ressaltar que as crianças aprendem por meio da experiência com os objetos, as diversas experiências com as situações.
Elas também aprendem por meio de imitações, lembramos que a criança repete muitas coisas que os adultos fazem e por fim a aprendizagem ocorre por meio da criação de andaimes e a aprendizagem compartilhada.
Friedmann