MUDANÇAS
MUDANÇA ORGANIZACIONAL
As organizações de hoje enfrentam um ambiente cada vez mais dinâmico e mutante. Isso exige que elas se adaptem as novas condições. “Mude ou morra” é o grito de guerra dos administradores de todo o mundo.(ROBBINS, 2002).
A tecnologia está sendo um dos pontos que mais favorecem as mudanças no trabalho e nas organizações. As organizações tiveram que se tornar mais maleáveis , por isso o mesmo aconteceu com seus funcionários.
A competição também está mudando. A economia globalizada mostra que a concorrência pode estar tanto do outro lado da cidade como do outro lado do mundo. Pesquisas têm demonstrado que as organizações bem - sucedidas são aquelas capazes de mudar para responder à concorrência. Elas terão de ser ágeis, desenvolver novos produtos rapidamente e coloca-los prontamente no mercado. Em outras palavras, terão de ser flexíveis.
Administrando a mudança planejada
Robbins (2002) cita um exemplo de uma industria automobilística que investiu bilhões de dólares para instalar um sistema robotizado ultramoderno. Uma da áreas que deveria receber o novo equipamento era o controle de qualidade. Como o novo equipamento iria mudar drasticamente o trabalho das pessoas do setor de controle de qualidade, e como a administração sabia que os funcionários iriam resistir a isso, os executivos desenvolveram um programa para ajudar as pessoas a se familiarizarem como o novo aparato e a lidar com as possíveis ansiedades causadas pela situação.
A mudança refere-se a fazer coisas de maneira diferente. O problema é que ainda hoje muitas organizações tratam a mudança como forma acidental. Poucas são as empresas que planejam as mudanças. A mudança planejada é aquela mudança de atividades que é intencional e orientada para resultados.
A mudança planejada possui dois objetivos:
ela busca melhorar a capacidade da organização em se adaptar às mudanças em seu ambiente; visa a mudar o comportamento de